Janeiro, férias, sol… Essas são as melhores condições para viajar (pelo menos para mim), então comecei a fazer os planos, decidir os locais para ir, ver hospedagens, comprar passagens e etc…
Até que me indicaram o tal do Aplicativo Blablacar. De inicio fiquei meio desconfiado, pois apesar de eu usar muito o Uber, a proposta do Blablacar é completamente diferente.
São pessoas que irão para um determinado lugar e oferecem as vagas que não seriam utilizadas no seu veículo para “caroneiros” que dividirão os custos do trajeto.
Meu primeiro pensamento foi: Como assim? Eu viajarei com diversos estranhos dentro de um carro?
Mas, mesmo desconfiado decidi baixar o aplicativo e verificar se existiam caronas disponíveis para o meu trajeto.
A 1ª experiência com o Blablacar:
Eu queria ir para Paraty – RJ e de início não encontrei uma carona disponível direto do meu ponto de partida para lá, mas encontrei para Angra dos Reis – RJ, que é relativamente perto, e de lá eu poderia pegar um dos ônibus para Paraty que saem de uma em uma hora.
Antes de qualquer coisa, notei que o aplicativo tem um sistema de avaliações tanto dos motoristas quanto dos caronas, então fui conferir como estavam as avaliações do meu futuro colega de viagem.
Logo de cara notei que ele (o motorista) tinha uma grande experiência no Blablacar, pois ele já havia oferecido 1.106 caronas e tinha recebido 402 avaliações. Nessas avaliações ele recebeu a nota 4.8 de 5. Isso me deu uma certa confiança então resolvi prosseguir com o plano.
Pois bem, selecionei a carona no aplicativo, e enviei uma mensagem ao motorista para confirmar os detalhes da viagem. O motorista foi bem prestativo e atencioso, marcamos o local e horário da carona e acertamos os detalhes via whatsapp.
Na hora e local marcado o motorista chegou, já com uma passageira e sua filha, como eu havia reservado 2 vagas (para mim e minha esposa), ficamos 4 caroneiros e o motorista, totalizando 5 pessoas em um Ford Ka +.
A viagem foi bem tranquila e como eu já disse, o motorista tinha bastante experiência no aplicativo, isso porque (de acordo com o que ele disse), o mesmo tem uma casa perto de Angra e com isso viaja para lá frequentemente e aproveita os espaços vagos em seu carro para oferecer caronas e assim diminuir os custos do trajeto.
Durante a viagem ele me deu a ideia de procurar também uma carona de Angra para Paraty que possivelmente eu iria encontrar e não precisaria de depender do ônibus, cujo a viagem é bem demorada e cansativa.
Resolvi aceitar o conselho dele e busquei pela 2ª carona do dia para chegar até meu destino final, e para minha surpresa, encontrei.
A 2ª experiência com o Blablacar:
A segunda carona estava prevista para sair de Angra com destino a Paraty as 14:30 e esse era também o horário previsto para nossa chegada.
Então, verifiquei as avaliações do segundo motorista que não era tão experiente quanto o primeiro, mas já havia oferecido 60 caronas e tinha recebido 57 avaliações. Nessas avaliações ele também recebeu a nota 4.8 de 5. Então reservei a carona e acertei os detalhes da viagem via mensagem dentro do próprio aplicativo.
Chegando em Angra dos Reis – RJ, Acertei os valores combinados com o primeiro motorista e aguardei o segundo por alguns minutos, até que ele chegou com o carro vazio. Com isso eu e minha esposa seguimos a nossa 2ª viagem de blablacar do dia confortavelmente no banco de trás de um Nissan March.
O segundo motorista informou que havia trazido um casal de turistas até Angra e estava voltando para Ubatuba – SP e Paraty ficava no caminho, por isso ofereceu a carona no App.
A segunda viagem também foi bem tranquila e sem nenhum tipo de problema. Assim, chegamos em Paraty no horário previsto. Pagamos o valor estipulado da carona ao segundo motorista e fomos curtir as nossas férias.
Quer saber como foi a nossa viagem? Veja no Post sobre a nossa hospedagem na Suíte Paraty GuestHouse acessando: Suítes Paraty GuestHouse Review.
Veja também os nossos reviews sobre Paraty – RJ